Abertura nesta segunda-feira contou a presença de 1,2 mil profissionais da rede municipal de ensino, que tem 8,9 mil alunos matriculados para 2025
Professores, professores mediadores, cuidadores, professores de sala de recursos, diretores, pedagogos, psicopedagogos e orientadores educacionais participaram nesta segunda-feira, 3, da abertura do ano letivo na rede municipal de ensino de São João da Barra. O evento foi realizado no Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, com 600 profissionais no período da manhã e 600 no período da tarde.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou o tema do ano letivo de 2025: “Diversidade e inclusão: saberes conectados”, abordando a importância da educação pública de qualidade e comprometida com o respeito nas relações humanas e com a convivência harmoniosa no ambiente escolar.
Os profissionais receberam as boas-vindas da secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, do subsecretário municipal de Educação, Cláudio Andrade e da coordenadora-geral de Educação da Semed, Janaína Monteiro. “Nosso compromisso com a educação é enorme tanto na qualidade do processo ensino-aprendizado quanto na formação de seres humanos que contribuam com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, descreveu Janaína. “Diante de uma sociedade cada vez mais bruta, com dificuldade de aceitar as diferenças, é fundamental trabalhar na escola a importância do respeito, da harmonia e da compreensão da diversidade”, ressaltou Cláudio.
A secretária agradeceu o trabalho desenvolvido por toda a equipe e defendeu a luta por uma educação inclusiva. “O que desejo para este ano letivo é muita paz, amor, empatia e o comprometimento de todos no objetivo de transformar vidas”, disse Angélica, que também anunciou obras em várias escolas, a fim de torná-las espaços ainda melhores para os profissionais e, principalmente, para os alunos.
Angélica também defendeu os direitos dos profissionais que atuam na educação pública e anunciou uma reunião para a tarde desta terça-feira, 4, na Semed, com a participação de profissionais da Procuradoria Municipal. Ela convidou para a reunião o núcleo regional do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), para discutirem juntos a implantação do plano de cargos e salários e a unificação salarial. “Sou uma entusiasta da educação pública, com mais de 30 anos de profissão, e sei que a educação de qualidade de fato acontece com direitos assegurados, o que já estamos providenciando neste ano de 2025”, afirmou a secretária.
O evento contou com palestra dos professores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, que abordaram o tema “Pedagogia do olhar: desvelando saberes, redescobrindo a vida”. O trabalho da dupla, inspirado na filosofia de Rubem Alves, tem como proposta recuperar a essência das relações do cotidiano e, através da forma de olhar e interpretar a realidade, redescobrir as possibilidades que se apresentam a cada dia.
Nesta terça-feira, 4, os profissionais se apresentam para o planejamento escolar nas 38 unidades da rede municipal, que na quarta-feira, 5, recebem os 8,9 mil alunos matriculados para 2025 para o primeiro dia de aula. Serão 201 dias letivos, com recesso de 21 de julho a 1º de agosto, e encerramento no dia 19 de dezembro.
Fonte: Secom