A Prefeitura de São João da Barra vai realizar no dia 16 de setembro um casamento coletivo para 48 casais em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. O anúncio foi feito pela prefeita Carla Caputi, pelas redes sociais, nesta sexta-feira, 7. As inscrições começam nesta segunda-feira, 10, e vão até o dia 21 de julho, nos próprios Cras.
— É um projeto que me deixa muito feliz pois podemos realizar o sonho de muitas pessoas que já vivem juntas e desejam oficializar a união, e também aquelas que planejam começar uma nova vida a dois — destacou Carla Caputi.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município já definiu a data do casamento coletivo e que ele será realizado fora do cartório. Titular da pasta, Sharlene Barbosa Gomes explica que o município vai arcar com todos os custos para o casamento civil, que ainda terá o local definido, mas já há consenso para que não seja no próprio cartório. Sharlene contou, ainda, que a Prefeitura está analisando um local que possa receber o juiz de paz, para oficializar a união, e que seja realizado também uma confraternização dos noivos.
Para a realização de casamentos civis fora da sede do cartório, como é o caso, a documentação exigida é a certidão de nascimento original dos noivos — se ambos forem solteiros (em perfeito estado de conservação); original e cópia da identidade e do CPF dos noivos; e comprovante de residência em nome dos noivos ou em nome dos pais deles.