Equipe da Secretaria de Cultura de SJB realiza visita técnica a Petrópolis
A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Gerência de Patrimônio e Memória, realizou nesta quarta-feira, 26, uma visita técnica ao Museu Imperial e Centro histórico de Petrópolis. A iniciativa faz parte do Projeto de Educação Patrimonial do município. A visita teve a participação de funcionários dos espaços culturais da pasta e parceiros em ações culturais da Prefeitura, do IFF campus São João da Barra e da Irmandade de São João Batista.
Estamos partindo para a segunda fase de nosso projeto. Todos estão cientes da importância que terá essa primeira visita técnica de colaboradores dos espaços culturais na cidade Imperial. É mais uma ação que foi planejada para o avanço do Projeto de Educação Patrimonial em São João da Barra — comentou o secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, se referindo à visita técnica. “Muito importante a ação, pois foi possível a troca de muitas informações e experiências”, destacou o gerente de Patrimônio e Memória, André Pinto.
De acordo com Gil, a visita técnica com guiamento a Petrópolis faz parte da segunda etapa da formação de Educação Patrimonial, um processo de qualificação e troca de experiências para a Educação Patrimonial e Museal, desenvolvida pela Secretaria de Cultura, em São João da Barra. Na cidade Imperial, o grupo foi recebido pela gerente de Patrimônio e Memória Cultural do Museus Imperial, Carolina Knibel, que ministrou uma palestra sobre Educação Patrimonial.
O grupo de São João da Barra participou ainda de uma caminhada pelo Centro Histórico com o guia de Turismo Michel de Mattos Silva, da Associação de Guias de Petrópolis. Durante a caminhada pelo Centro Histórico, conheceram a beleza paisagística com seus palácios e casarões, na Avenida Koeler. Depois fizeram uma parada na Catedral São Pedro de Alcântara, Casa da Princesa Isabel, Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e chafariz, monumento do 14 Bis e visitaram museus como o de Cera, o de Cerâmica, o dos Brinquedos, além do Relógio das Flores.