Programa para inserção no mercado de trabalho tem aula inaugural em SJB
ULTIMAS NOTICIAS
Publicado em 29/08/2023
 

Programa para inserção no mercado de trabalho tem aula inaugural em SJB

Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) terá dois meses e meio de duração, com participação de 14 jovens de 15 a 18 anos na primeira turma

A aula inaugural da primeira turma em São João da Barra do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) aconteceu nesta terça-feira, 29, no auditório municipal. Desenvolvido pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Departamento da Infância e Adolescência, o projeto visa o preparar jovens e auxiliá-los a ingressar no mundo do trabalho, com o apoio de instituições públicas e privadas.

Serão 14 adolescentes de 15 a 18 anos, de todos os distritos, que participarão das aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30, com duração de aproximadamente dois meses. Elas acontecem no contraturno escolar na unidade PTPA, que está instalada na sede do Departamento de Infância e Adolescência, no centro de São João da Barra.

Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa explicou que a inserção no programa aconteceu via inscrição on-line e o processo seletivo foi feito pela equipe da FIA em duas etapas. “Todo o processo seletivo foi de responsabilidade da FIA. Nosso papel foi viabilizar o programa. O município abraçou essa parceria, pois entendemos que nosso papel é promover políticas públicas para preparar nossos jovens, pois o futuro começa hoje”, destacou.

De acordo com a coordenadora do PTPA, Isabela Muniz, a previsão é de um novo grupo para início em dezembro. “Nosso papel é colocar esses jovens em contato com o mundo do trabalho e esperamos que eles possam segurar essa oportunidade, pois a qualificação faz a gente voar”, reforçou.

A mesa de abertura contou com a presença do articulador da FIA, Bruno Cordeiro, da coordenadora do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (Naca), Sonia Perrout, do Chefe de Gabinete da prefeita Carla Caputi, Alexandre Magno Estefan, do subsecretário de Educação Cláudio Andrade, do coordenador do departamento de Infância e Adolescência Mayck Lalanga, e do gerente do Programa Municipal de Qualificação Fernando Maciel.

Comentários