Programa de qualificação com foco nas mulheres é lançado no Porto do Açu, em SJB
Projeto Portodas também prevê a inserção no mercado de trabalho; prefeita Carla Caputi participou do lançamento
A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, participou na segunda-feira, 9, do lançamento do programa de qualificação Portodas, no Porto do Açu, que visa qualificar e inserir mulheres no mercado de trabalho, com vagas em três empresas que atuam no complexo. Foram 25 selecionadas para a formação de Assistente de Operações Portuárias, entre 1.700 inscritas, sendo 15 sanjoanenses e 10 de Campos.
Carla Caputi aproveitou a oportunidade para reforçar as parcerias na realização de ações para qualificação da mão de obra local, sobretudo na questão da diversidade, com espaços para mulheres no Porto do Açu. “Agradeço também à parceria do Instituto federal Fluminense (IFF) neste processo de qualificação, por meio do reitor, Jefferson Manhães, e do diretor do campus avançado SJB, Alysson Vidal”, destacou.
O curso de qualificação terá duração aproximada de dois meses e duas semanas. As aulas teóricas são realizadas no IFF de São João da Barra, enquanto as práticas, no Porto do Açu. Após a conclusão da qualificação, haverá um processo seletivo para contratação de nove profissionais, cinco para a Porto do Açu Operações, duas para Dome e duas para a B-Port — empresas que são idealizadoras do projeto Portodas.
Além da prefeita Carla Caputi, do reitor do IFF e do diretor do campus do IFF SJB, participaram do lançamento do programa a secretária e subsecretária municipais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes e Joice Pedra, a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa, o subsecretário de Educação, Cláudio Andrade, e o secretário municipal de de Comunicação Socoal, Rodrigo Florêncio. Também estiveram presentes o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, o diretor de Terminais e Logística da Porto do Açu, João Braz, o gerente de relações com a comunidade, Wanderson Souza, o gerente de operações da B-Port, Clair Alves, e o diretor-financeiro da Dome, Lucas Corrêa.