Projeto Botinho começa em SJB
Atividades serão realizadas durante duas semanas com a participação de 200 crianças e adolescentes
O projeto Botinho, do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro, realizado em parceria com o Sesc / Rio e com o apoio da Prefeitura de São João da Barra, iniciou nesta segunda-feira, 15, no Balneário de Atafona para 200 crianças e adolescentes das categorias Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos). As atividades serão desenvolvidas de segunda a sexta, das 8h às 11h, no Posto 2, em frente ao Polo Gastronômico de Grussaí, até o dia 26 de janeiro.
De forma recreativa, o projeto ensina sobre conhecimentos gerais do mar (o que é uma corrente de retorno, banco de areia e direção de corrente) visando primar pela segurança e reduzir os riscos de afogamento, transmite noções de primeiros socorros, civismo, incentiva a prática esportiva e de exercícios físicos (correr e nadar), além de direcionar a criança para seguir o caminho certo interferindo significativamente para a formação do cidadão do bem.
O primeiro dia foi destinado para acertar a parte documental, informar as diretrizes para os pais de como o projeto vai ser desenvolvido, bem como a carga horária e os dias que vai funcionar. Já as crianças e os adolescentes receberam o kit de materiais contendo mochila, boné, camisa e squeeze e tiveram noções de militarismo, cantaram o hino nacional e o hino do projeto Botinho e ainda sobrou tempo para tomar um banho de mar.
A Prefeitura disponibilizará transporte de ida e volta para facilitar o acesso até o Polo Gastronômico, além de lanche, água e monitores guarda-vidas da Defesa Civil para acompanhar os participantes nas atividades.
Estiveram presentes na abertura os instrutores do projeto do Corpo de Bombeiros: subtenente Sidiney Xavier, sargento Nilo Longo e os soldados Rodrigo Peixoto e Tiago Guimarães. Também marcaram presença o secretário e o subsecretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho e Arthur Miller, o coordenador da Defesa Civil, Marco António Ribeiro da Silva e o subcoordenador, Marcos Sá.