Empreendedorismo feminino é tema de debate no Dia Internacional da Mulher em SJB
Mais de 60 mulheres participaram do evento que teve entre os objetivos de despertar o potencial empreendedor das sanjoanenses
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra realizou nesta sexta-feira, 8, o evento “Mulheres Empreendedoras”. Na programação, palestras, roda de conversa e apresentação das ações implementadas pela Prefeitura, como o trabalho de incentivo ao empreendedorismo feminino, disponibilizado na Sala do Empreendedor, com consultoria técnica para impulsionar as micros e pequenas empresas. Mais de 60 mulheres estiveram presente.
— Esse foi o primeiro encontro de 2024 voltado para as mulheres empreendedoras, superando nossas expectativas. Elas falaram dos pontos positivos e negativos de seus empreendimentos, impulsionando outras mulheres a empreender de forma segura para que o erro seja mínimo e que o sucesso venha gerando emprego, renda e fomentando o nosso comércio. Atualmente o município tem 3.010 MEIs, sendo a metade de mulheres. Isso mostra que as mulheres vêm se empoderando cada vez mais, visando um futuro melhor”, avaliou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Joice Pedra.
A oportunidade também foi utilizada para divulgar a Sala do Empreendedor, que, segundo a secretária, vem atraindo mais o público feminino. O espaço oferece assessoramento para as mulheres que já são ou desejam ser microempreendedora ou microempresária. Ainda foram apresentadas outras políticas públicas, como o Fundesan, que serve de estímulo para alavancar e fomentar a economia, e o Portal Conecta, que dá visibilidade aos produtos e serviços existentes no município.
Uma das mulheres empreendedoras que marcaram presença foi a empresária do ramo de hotelaria, Patrícia Matos Cordeiro de Almeida, que descreveu o evento como animador e motivador. “Mesmo eu já sendo empresária há 12 anos, esse evento acrescentou muito em nossa profissão e serviu de estímulo para nós mulheres não desistirmos dos nossos sonhos nunca. Foi importante, também, para trocarmos experiência e aprendermos uma com a outra. Tivemos ainda a liberdade de falar do nosso trabalho, do que sentimos, de ser mulher, mãe e esposa. Foi ótimo”, declarou Patrícia.
Na programação do evento, as palestras: “Liderança feminina nas empresas: importância e desafios”; “Empreendedorismo feminino: qual a sua importância para a sociedade” e “Mulher MEI: benefícios e vantagens”, ministradas, respectivamente, pela gerente do Sesc Grussaí, Christiane Caetano, pela consultora do Sebrae Conceição Macedo e Patrícia Amaral, especialista em MEI.
Ao término das palestras, foi realizada uma roda de conversa para que as mulheres pudessem debater sobre as temáticas apresentadas e um coquetel de encerramento do evento.