Roda de conversa na ESF Sede aborda Endometriose
Assunto foi pauta do encontro mensal da unidade "Sala de Espera"
Endometriose foi o tema da “Sala de Espera” da Estratégia Saúde da Família (ESF) Sede, nesta quarta-feira, 13, em São João da Barra. A unidade realiza mensalmente o encontro com as usuárias e aborda temas sobre saúde, bem-estar e prevenção.
A enfermeira da unidade Fernanda Fernandes falou sobre “Prevenção do câncer do colo de útero” e a médica Maria Claudia de Queiroz sobre o “Combate à endometriose”. “Como as pacientes já estão na unidade para atendimento, aproveitamos esse momento para falar de temas relacionados à saúde da mulher”, explicou a enfermeira.
A médica falou sobre os principais sintomas e tratamento da endometriose, que é uma condição crônica que causa o crescimento de células do endométrio fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga e podem provocar sintomas como cólica intensa, menstruação abundante e cansaço excessivo, que pioram durante a fase menstrual do ciclo.
Ela reforçou que o tratamento deve ser feito de acordo com a orientação, pois envolve o uso de medicamentos que ajudam a aliviar e controlar os sintomas e, nos casos mais graves, ser necessária a realização de cirurgia. A unidade funciona na Rua Coronel Teixeira, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ao lado da UBS Félix de Sá.