Aulas do Projeto de Vida têm alcançado resultados positivos em SJB
ULTIMAS NOTICIAS
Publicado em 07/05/2024
 

Aulas do Projeto de Vida têm alcançado resultados positivos em SJB

Disciplina abrange atualmente 1.874 alunos de 12 escolas municipais

A disciplina Projeto de Vida (PV), inserida na grade curricular das turmas de 6º, 7º e 9º anos e Acelera 2 e 3 de 12 escolas de ensino fundamental II da rede municipal de São João da Barra -- em uma parceria entre a Prefeitura,Chevron Brasil e Instituto Aliança --, vem alcançando resultados satisfatórios e influenciando de forma positiva a vida de 1.874 alunos. A iniciativa, que visa preparar os alunos para o futuro, tem ajudado a definir questões pessoais relacionadas ao autoconhecimento, a vida em sociedade e o que querem ser profissionalmente.

Ao colocar em prática essas ações, o município cumpre, de acordo com a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, a missão de formar cidadãos conscientes, tornando-os protagonistas de sua própria história para que possam alcançar seus objetivos, sonhos e conquistas. "Nossa intenção é facilitar o caminho para o sucesso ajudando o aluno a descobrir quem ele é e o que ele quer ser. Mas para isso é preciso planejamento para uma melhor compreensão dos seus interesses”, declarou.

Aluna do 7º ano da Escola Municipal Elysio de Magalhães, em Barcelos, Ana Luiza Manhães da Conceição ressalta que frequentar as aulas de Projeto de Vida é bom porque se aprende a como lidar com os desafios da vida. A atividade que mais gostou, segundo ela, foi como organizar as emoções. "A gente está passando pela fase da adolescência, em que os sentimentos ficam muito embaralhados e, nas aulas, estamos aprendendo a lidar com cada sentimento. Eu aprendi com a disciplina que com os desafios da vida a gente tem que ter paciência e pensar antes de agir, me tornei até mais tolerante”, descreveu.

“Ficamos muito felizes ao observar o envolvimento dos professores durante as oficinas de capacitação, o compartilhamento de experiências em sala de aula e os testemunhos de professores sobre o quanto o projeto tem sido importante para o desenvolvimento dos seus alunos e para o seu crescimento pessoal e profissional. Além disso, a combinação do apoio incondicional da Secretaria de Educação ao projeto com o profundo envolvimento dos professores e outros profissionais de educação tem sido fundamental para já começarmos a observar os primeiros resultados comportamentais dos alunos ao avançarem no ensino fundamental”, avaliou o gerente de políticas e relações governamentais da Chevron, Charles Guerra.

Coordenadora do Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF), que deu origem ao Projeto de Vida, Luciana Oliveira, destacou que a disciplina promove o desenvolvimento da aprendizagem socioemocional, preconizado pela Base Nacional Comum Curricular. "As aulas possibilitam oportunidade de ampliar o autoconhecimento, autorregulação, habilidades de relacionamento, tomada de decisões responsável e consciência social, que objetivam fortalecer a autoestima e construir aptidões para o desenvolvimento de um projeto de vida que inclua a realização dos sonhos pessoais e profissionais dos alunos", explicou.

“O TPPF está em São João da Barra desde 2018 e, a partir de 2023 o programa se tornou disciplina da grade curricular dos anos finais do ensino fundamental. Durante esse período foram implementadas novas práticas na rede de ensino do município, combatendo a evasão escolar, estimulando e instrumentalizando os alunos para a construção dos seus projetos de vida, melhoria do desempenho escolar e continuidade dos estudos. "Com o alcance desses resultados, São João da Barra poderá se destacar ainda mais como uma educação de qualidade e que objetiva transformações significativas na vida de seus alunos”, completou Luciana.

“Temos muito orgulho da parceria continuada com a Prefeitura de São João da Barra, Chevron Brasil e Instituto Aliança, que reforça a nossa crença de que mudar o mundo é possível por meio dessa potente ferramenta que é a educação de qualidade. Uma educação que faça sentido e que traga significado para a vida do aluno”, ponderou a diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira.

Comentários