Base do Samu em Atafona encurta tempo de resposta nos resgates
ULTIMAS NOTICIAS
Publicado em 24/05/2024
 

Base do Samu em Atafona encurta tempo de resposta nos resgates

Em pouco mais de um mês de implantação, serviço mantido pela Prefeitura de SJB já tem mais de 90 atendimentos

Primeira base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a entrar em funcionamento na região desde o mês de abril deste ano, a unidade instalada em Atafona pela Prefeitura de São João da Barra já ajuda a salvar vidas, encurtando o tempo de resposta nos resgates. Mais de 90 atendimentos já foram realizados em pouco mais de um mês pelo Samu 1, que atua em parceria com o serviço de Resgate Municipal.

A ambulância, doada pelo Governo do Estado a São João da Barra, conta com equipamentos modernos e tecnologia de ponta para garantir um atendimento rápido e eficiente. O serviço é mantido com 100% de recursos do município, com equipe composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor treinado em Atendimento Pré-hospitalar (APH). O Samu pode ser solicitado pelo 192, 2741-1818 ou 98135-7764, este último também por WhatsApp.

Dados levantados pela coordenação de Urgência e Emergência, da Secretaria Municipal de Saúde, já revelam que o tempo de resposta em resgates nas áreas de Atafona foi encurtado em 20 minutos. O atendimento prioriza, além do segundo distrito, parte da sede do município e o terceiro distrito, Grussaí, onde o tempo de espera pelo socorro com a ambulância do Samu diminuiu em 15 minutos. O raio de atuação pode se estender às demais localidades do município em casos de maior necessidade.

Em Atafona, a chegada da equipe do Samu em cinco minutos à casa da aposentada Maria da Conceição Gonçalves da Silva, de 77 anos, fez a diferença no seu socorro. O serviço foi acionado pela neta, a fotógrafa Thamires da Silva, logo após perceber que a avó havia acordado desorientada por complicações da diabetes.

— Ela estava sem conseguir andar, sem conseguir falar, não conseguia se mexer. Liguei para a ambulância, e na mesma hora eles me atenderam, foi super-rápido. Perguntaram o que aconteceu, aí eu expliquei tudo e eles chegaram em poucos minutos. Trataram ela muito bem, logo nos levaram para a UPA. Na ambulância, o enfermeiro foi perguntando as coisas a ela, ela foi voltando à consciência. Antes de chegar na UPA, ela já estava bem, com a glicose boa. O atendimento foi muito bom e bem rápido, a gente ficou muito satisfeita. Eles logo resolveram. Os profissionais foram bem atenciosos com a gente — contou Thamires.

Na equipe que fez o socorro estava o enfermeiro Eduardo Oliveira, acompanhado do técnico de enfermagem Lucas Ribeiro e do condutor Glauber Santos.

— A nossa chegada em um curto espaço de tempo foi crucial para um bom desfecho a favor da vítima. Regra geral, emergências ocasionadas por hipoglicemia, não costumam ser situações de difícil manejo. O problema é quando há demora na chegada do socorro e, por conseguinte, atraso no diagnóstico e na implementação da assistência. Mas graças a Deus a família acionou de imediato a central 192 e o profissional, que lá estava, acionou de imediato nossa equipe — relatou o enfermeiro.

O profissional destacou ainda a importância de instalação da base em Atafona para acelerar os atendimentos na região. “São João da Barra, implementando essa ambulância do Samu destacada em Atafona, consegue estar gerando atendimento para a região, bem abaixo da média nacional, que tem sido cerca de 20 minutos do acionamento até o deslocamento no local. No caso da paciente, por exemplo, ela foi atendida dentro dos 10 minutos, que é o tempo ideal estabelecido pelos países de primeiro mundo. Obviamente, em locais mais distantes a gente deve ficar aí dentro da média de 20 minutos ou até um pouquinho abaixo”, destacou o enfermeiro Eduardo Oliveira.

A expectativa é de que junto à parceria com o Governo do Estado e outros municípios, seja ampliado ainda mais o atendimento com a instauração do Consórcio Intermunicipal da Região Norte. Será construída uma central de regulação e serão feitos repasses para a disponibilização das bases descentralizadas, o que permitirá o funcionamento de uma segunda ambulância do Samu em SJB, também já doada pelo Estado ao município.

Para dar um atendimento mais rápido e eficiente, a Secretaria Municipal de Saúde optou por compor a equipe com enfermeiro e técnico de enfermagem, prestando o serviço de suporte intermediário, podendo fazer algumas medicações, ir a pacientes graves com equipamentos referenciados dentro da ambulância, o que permite um serviço mais otimizado à população. Essa é uma condição superior à prevista, no planejamento geral, onde eram propostas equipes compostas apenas por técnico de enfermagem e motorista.

A implantação do Samu também reduziu a demanda de atendimentos realizados pelo serviço de Resgate Municipal que fica baseado em Cajueiro, localização estratégica para atendimento aos eventos de trauma na BR 356, mas que inviabilizava a melhor resposta nesta região agora coberta pelo Samu 1. Antes, a equipe do Resgate tinha que vir, por exemplo, do quarto distrito para Atafona.

O município, de acordo com a secretaria, é 100% coberto por serviço de atendimento pré-hospitalar, onde outras ambulâncias atuam. O Samu é apontado como mais um serviço a compor a rede de atenção às urgências e emergências, complementando esta rede assistencial à população sanjoanense. Ao receber a ligação pelos números disponibilizados, a Central de Emergência realiza a triagem para especificar o tipo de atendimento, se será com equipe avançada, com médico, ou equipe intermediária e aciona o suporte mais próximo.

A equipe avançada do Resgate de Cajueiro é formada por condutor, médico e enfermeiro, para casos mais graves. As demais ambulâncias municipais atuam com equipe híbrida composta segundo demanda de cada evento.

Comentários