Semed abre inscrições para minicurso sobre letramento racial
Podem participar professores das redes municipal, estadual e federal e de escolas particulares de SJB
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove de 25 a 28 de junho o minicurso online “Introdução ao letramento racial a partir da perspectiva decolonial” para professores das redes municipal, estadual e federal e escolas particulares de São João da Barra. As inscrições já estão abertas (aqui). As aulas serão ministradas das 19h30 às 20h30 e o link para acesso à plataforma será enviado aos inscritos na semana que antecede o início do minicurso.
O objetivo é aprofundar o debate e o conhecimento sobre a importância de reconhecer e questionar estereótipos e preconceitos presentes no cotidiano da sociedade, que ocorrem muitas vezes de forma velada, banalizando e perpetuando o racismo. “As injustiças raciais que persistem no país são demonstradas de forma clara nas estatísticas sobre a imensa desigualdade social brasileira, mas estão presentes também nas atitudes, no uso de palavras e expressões que herdamos dos mais de três séculos de escravização do povo negro no nosso país”, explica a coordenadora pedagógica de História da Semed, Sayonara Freixas.
“Fomos o último país da América Latina a abolir oficialmente a escravidão e ainda enfrentamos o desafio de abolir a discriminação presente no cotidiano da nossa sociedade. A educação é fundamental à luta por equidade e direitos e oportunidades iguais para todos. É na escola que o respeito à diversidade é trabalhado e conquistado e por isso a importância de levar esse tema aos professores”, ressalta a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
Confira a programação do minicurso:
Terça, 25
“O que é decolonialidade?”
Kariny Barreto – cientista social, licenciada em Geografia e Pedagogia e professora da rede municipal de São João da Barra
Quarta, 26
“A cor do inconsciente”
Patrick Peçanha - psicólogo na Clínica para Todos, psicanalista clínico e pesquisador
Quinta, 27
“Filosofia: de onde vem, para onde vai?”
Marcos Alessandro – graduado em História e Geografia, com pós-graduação em História e Geografia Moderna e em Filosofia e mestrado em História Contemporânea e professor da rede municipal de São João da Barra
Marcelo Inácio – graduado em Sociologia, História e Filosofia, com pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e professor da rede estadual
Sexta, 28
“Qual história queremos contar? Níveis de compreensão segundo Glasser: discutir, praticar e ensinar”
Kariny Barreto – cientista social, licenciada em Geografia e Pedagogia e professora da rede municipal de São João da Barra