Com o projeto “Educar pelo Brincar: Práticas e Estratégias do Fazer Musical”, Danilo Batucadan defende um aprendizado mais lúdico, utilizando a brincadeira e a música. “Brincar e tocar são a mesma coisa; em diversos idiomas, trata-se do mesmo verbo, e ambos estão profundamente ligados ao lúdico. Nesse contexto, a aprendizagem ocorre de forma espontânea, desenvolvendo habilidades como lateralidade, espacialidade, estratégia, coordenação motora, linguagem, entre outras. A música torna tudo mais divertido e leve”, destacou. Outro ponto mencionado pelo educador foi a receptividade dos professores, que participaram ativamente de todas as atividades. “Foi demais”, afirmou.
A exposição dos trabalhos desenvolvidos durante a Mostra Pedagógica da Educação Infantil proporcionou momentos de troca de experiências entre os profissionais. Também na programação, o grupo de teatro ncora, formado por professores da C.M. Nossa Senhora Aparecida, de Grussaí, apresentou a peça “O Coração do Menino João”, de autoria das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, Wanessa Vilela e Thaís Barboza, que expressaram satisfação com o resultado final:“
Estamos muito felizes com o resultado. O Batucadan e seu repertório musical fazem parte do cotidiano das salas de aula da Educação Infantil. Ele traz, de forma lúdica, as habilidades presentes na BNCC, que todo professor precisa desenvolver com seus pequenos. E nossos professores foram perfeitos em suas apresentações e relatos de experiências”, pontuaram.
O subsecretário de Educação, Cláudio Andrade, fez a abertura do workshop, dando as boas-vindas aos participantes e ressaltando que a educação infantil é alicerçada no conhecimento e no amor, destacando a importância do acolhimento. A coordenadora geral de Educação, Janaína Monteiro, também participou do evento, parabenizando os educadores infantis pela Mostra Pedagógica, composta por trabalhos confeccionados por professores e alunos, práticas que dialogam com afetividade, brincadeiras e jogos.
O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação Pedagógica da Educação Infantil e da Coordenação Pedagógica Especial e Inclusiva, representadas pela coordenadora Ébia Ribeiro. Contou também com a participação da intérprete de Libras Paloma Azevedo, que atua como professora e intérprete na rede.
Encerrando o evento, houve uma apresentação cultural com alunos da Creche Municipal Aldair Coutinho, de Cajueiro, que subiram ao palco para apresentar o musical “História de uma Gata”, da peça “Os Saltimbancos”, de 1977.