Projeto promove incentivo à leitura por meio do teatro e da educação
O Projeto Caravana da Leitura, que promove o incentivo à leitura por meio do teatro e da educação, está percorrendo as escolas da rede municipal de São João da Barra com o grupo Âncora e a peça teatral O Livro Mágico, de autoria da pedagoga Adriana Gomes. O projeto é desenvolvido pela Coordenação das Práticas Integrativas da Educação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São João da Barra.
Na próxima semana, no dia 8, será a vez da Creche Marcos Medeiros Valiengo receber o grupo de teatro; no dia 9, a E.M. Belmiro Ribeiro Alves; no dia 10, a E.M. João Flávio Batista. A peça tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e alertar sobre o tempo excessivo que as crianças passam utilizando tecnologias, deixando de lado o hábito da leitura. “A realidade é que as crianças estão utilizando todo o tempo livre em celulares e jogos eletrônicos. É importante haver um equilíbrio para que os livros não sejam esquecidos”, destacou a autora da peça teatral.
A Caravana da Leitura é direcionada aos alunos da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Até o momento, o projeto já passou pelas escolas Profª. Dionélia Gonçalves dos Santos, Amália Soares de Almeida, Educandário Santa Cecília e Ciep Municipalizado Gladys Teixeira. A coordenadora das Práticas Integrativas Joceilsa Coutinho disse que existem outros projetos que visam articular, incentivar e estimular a leitura nas escolas promovidos por outros oficineiros. “Sabemos que a leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário e a capacidade de reflexão, por isso, investir em projetos que incentivem esse hábito é fundamental para a formação de cidadãos críticos e criativos”, pontua.
O grupo de teatro Âncora é formado por seis professoras da rede municipal, lotadas na Creche Nossa Senhora da Aparecida, em Grussaí. Em 2020, a partir de uma prática pedagógica bem-sucedida e percebendo que a dramatização de histórias despertava a atenção das crianças, a pedagoga Adriana e suas parceiras decidiram criar o grupo, iniciando apresentações aos sábados letivos nas escolas. Em 2023, o grupo passou a integrar o projeto de Práticas Integrativas no qual, além do teatro, promove dramatizações de histórias.
Práticas Integrativas da Educação – O projeto das Práticas Integrativas da Educação desenvolve diversas atividades nas escolas municipais, como contação de histórias, arteterapia, arte, filosofia, nutrição, música e xadrez. Para a coordenadora das Práticas Integrativas, Joceilsa Coutinho “o objetivo é construir posturas éticas empáticas e humanizadas no ambiente escolar, além de fortalecer o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo o bem-estar e o equilíbrio entre corpo e mente por meio de atividades que integram diferentes áreas do conhecimento e da cultura.”