evento tem início no próximo domingo e acontece até dia 10, no Ginásio de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino
A Secretaria de Cultura de São João da Barra (Secult) está na contagem regressiva para a segunda edição da Festa Literária Sanjoanense (Felisan) que acontece entre os dias 03 e 10 de novembro, no Ginásio de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, na sede do município, com previsão de mais de 100 atrações culturais (programação completa
no link ao final da matéria). O evento tem a parceria da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e do Sesc/RJ via Hotel Sesc Grussaí, além do apoio das secretarias municipais de Educação e também de Turismo e Lazer.
Rodas de conversa, apresentações de teatro, dança, concertos musicais, shows são alguns dos atrativos para que o evento cultural seja denominado festa. Outro ponto alto da Felisan será o lançamento de mais de 20 obras de autores sanjoanenses, dez delas oriundas do edital público para publicação de livros implementado pela Secretaria de Cultura. Inclusive, um novo edital 2024/2025 será lançado na programação da Festa Literária. A curadoria da Felisan é do jornalista e historiador Bruno Costa tendo apoio da gerente de Leitura e Literatura da Secult, Izabel Gregório.
A política de incentivo à leitura e acesso ao livro do governo municipal disponibiliza voucher (vale-livro) no valor de R$ 60 para que os alunos da rede municipal de Educação, professores e profissionais da área técnica possam adquirir seus livros. Já estão no município 45 selos editoriais, tendo como novidades a vinda da Companhia das Letras, Bom Bom Books, Harper Collins e Culturama.
Dois nomes de projeção nacional também já estão confirmados. Um deles é Márcia Wayna Kambeba que é escritora indígena, educadora, com 11 livros publicados entre infanto-juvenis e poesias. Para fazer uma abordagem sobre literatura e a ditadura (1964-1985), o evento contará com a presença do jornalista e escritor Luís Pimentel, autor de mais de 50 livros, tendo colaborado com veículos como O Pasquim, Última Hora e O Dia.
Para Gil Miranda, secretário de Cultura, a festa literária se torna um momento importante para aproximar crianças, jovens e adultos do livro. “A leitura nos leva a universos e pensamentos que nos tornam pessoas melhores e mais preparadas para a convivência, reflexão e harmonia”, frisa.
Uma novidade nesta edição é a presença do tradicional Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), em sua 36ª edição, na programação da Felisan. “Esta mesclagem da música e literatura fortalece ainda mais a cultura sanjoanense. São dois segmentos imprescindíveis para o desenvolvimento social e humano”, ressalta Gil.
2ª Festa Literária Sanjoanense – programação final (1).pdf
Fonte: Secom