Moradores de Atafona poderão realizar a testagem para o possível diagnóstico de doenças como Sífilis, HIV e Hepatites
A unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Santa Rita (Carrapicho), em Atafona, estará aberta no próximo sábado, 12, para realização de testes rápidos e atendimento médico clínico. A iniciativa visa dar a oportunidade aos moradores do segundo distrito que não conseguem ir durante a semana no local realizar a testagem para o possível diagnóstico de doenças como Sífilis, HIV e Hepatites.
De acordo com a enfermeira responsável pela ESF, Thaynna Madalena Berto, a unidade estará aberta para demanda espontânea, não sendo necessário qualquer agendamento prévio. O atendimento no sábado será das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.
“Nós já realizamos essas testagens rápidas todas as segundas, das 9h às 12h, para a demanda espontânea, e às terças fazemos exclusivamente nas gestantes. Atendemos tanto a área do Carrapicho, quanto Atafona de forma geral. O público tem aumentado e, por conta dessa grande procura nos testes, preferimos abrir sábado para atender a mais pessoas. Vale ressaltar que o teste é sigiloso. Vamos abrir o posto neste sábado só para isso e atendimento clínico, então as pessoas não precisam ficar receosas em aparecer. Apenas eu, que também sou a responsável pela testagem, e o paciente vamos saber o resultado”, destacou Thaynna.
A ação é apoiada pela coordenadoria das ESFs e pelo Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais. “Em caso da testagem positiva, vou dar todas as orientações para o acompanhamento médico necessário, que indicará o tratamento de acordo com a infecção constatada. É muito válido as pessoas fazerem os testes. As infecções são tratáveis e quanto antes for descoberta, mais rápido será o tratamento. Temos o programa de IST no município e infectologista na rede. Infelizmente o HIV ainda não possui cura, mas a medicação é fornecida pelo SUS e todo o acompanhamento e apoio, permitindo que o portador do vírus tenha qualidade de vida”, pontuou a responsável técnica.
Fonte: Secom