A plataforma P-26 que fica no terminal T-Mult do Porto do Açu foi arrastada por ventos fortes durante uma tempestade por volta das 3h da madrugada deste domingo, 20, em São João da Barra. A plataforma está desativada e não havia nenhum trabalhador no local no momento.
Após de desprender do terminal T-Mult e ficar à deriva no canal do terminal T2, por mais de 100 metros de um navio que realizava o descarregamento de óleo no local, um dos rebocadores que iniciou o processo de retomar o controle da plataforma, mas não conseguiu. Com isso, outros rebocadores do Porto do Açu foram acionados. Horas depois, a plataforma retornou ao local onde estava atracada.
Por meio de nota, o Porto do Açu confirmou que foi atingido pelas fortes chuvas desse fim de semana no norte fluminense. Algumas áreas do porto-indústria foram impactadas, sem registro de danos a pessoas ou ao meio ambiente. As equipes do Centro de Operações e Resposta a Emergências (CORE) já atuam para estabilização das atividades necessárias.