Devoção a Nossa Senhora da Penha reúne milhares de fiéis em Atafona
Por Administrador
Publicado em 29/04/2025 20:01
ULTIMAS NOTICIAS

Milhares de sanjoanenses e visitantes fizeram dessa segunda-feira, 28, um dia marcado pela fé e emoção em Atafona. As homenagens à copadroeira de São João da Barra, Nossa Senhora da Penha, com destaque à Procissão Terrestre, reafirmaram a festa não só como uma celebração religiosa, mas também um símbolo da cultura e da identidade de Atafona e do município.

A tradicional festa, que marcou o encerramento do Circuito Religioso de SJB de 2025, foi um verdadeiro testemunho de devoção e espiritualidade, reunindo fiéis, autoridades e a comunidade em uma programação especial.

Os festejos começaram ao amanhecer com a tradicional alvorada, seguida pela Solene Missa Campal de Nossa Senhora da Penha, celebrada pelo Reverendíssimo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, que reuniu autoridades. Durante a celebração, houve muitos momentos de saudação ao Papa Francisco, que faleceu no último dia 21.

Para a prefeita Carla Caputi, foi um momento muito marcante. “Foi uma manhã especial que reafirma a importância da fé como força transformadora em nossas vidas e no desenvolvimento de nossa cidade. Seguimos unidos, guiados pela luz da espiritualidade e pelo compromisso com o bem comum. Parabéns a todos que participam e contribuem para a realização desse momento de fé”, destacou a prefeita que esteve acompanhada de outras autoridades, como a deputada estadual Carla Machado, a prefeita de São Francisco de Itabapoana Yara Cinthia, vereadores sanjoanenses e outros representantes políticos da região.

Às 17h, as celebrações continuaram com a tradicional Procissão Terrestre de Nossa Senhora da Penha, que percorreu as principais vias da praia de Atafona. Reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a procissão seguiu com milhares de devotos e contou com a participação de 25 andores de diferentes santos, reforçando o legado de tradição dos festejos da padroeira do segundo distrito, já conhecido como um “mar de fé”.

O encerramento do dia trouxe mais momentos emocionantes. Ao fim da procissão, foi realizada a Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora da Penha, seguida pela apresentação musical do grupo Vida Reluz. Em seguida, aconteceu a Solenidade da descida do Quadro de Nossa Senhora da Penha, marcando o fim de um dia repleto de espiritualidade e união.

A segunda-feira foi marcada também pelas tradicionais brincadeiras organizadas pela festa, como o cabo de guerra, pau-de-sebo e concurso de tarra, que atraem grande público.

Fonte: Secom

Comentários